Fenopo debate Desafios do Século XXI

Palestra do professor Geraldo Sardinha Almeida
Ascom

 

O auditório Professora Adélia Melo, da Faculdade de Ilhéus, ficou completamente lotado na noite de abertura da VIII Fenopo – Feira de Negócios e Oportunidades, quando foi  proferida a palestra sobre os “Desafios do Século XXI”, com o professor Geraldo Sardinha Almeida, bacharel em Matemática pela Universidade Fluminense, com especialização em Marketing pela Universidade de Brasília e pela California State University.

A solenidade de abertura, na quarta-feira, contou com a participação do diretor geral da Faculdade, Almir Milanesi, da diretora acadêmica, Sandra Milanesi, da coordenadora científica do evento, professora Maria Luiza Heine, do vice-prefeito de Ilhéus e secretário da Indústria e Comércio, Carlos Machado Filho, os coordenadores dos cursos de Direito, Daniela Haun, e de Psicologia, Sandra Nunes, o vereador Ivo Evangelista e o presidente do Centro Acadêmico de Direito da Faculdade de Ilhéus, Jorge Catarino.

Na oportunidade, o diretor Almir Milanesi agradeceu à equipe organizadora, patrocinadores e colaboradores do evento, que acreditam na seriedade da instituição. O vice-prefeito Carlos Machado de Andrade Filho destacou a parceria com a Faculdade de Ilhéus e afirmou que “a Secretaria tem a honra de promover, juntamente com o SEBRAE, o I Workshop do Empreendedor, “com o objetivo de incrementarmos de fato a lei geral das micro e pequenas empresas em nossa cidade.               

Século 21 - Mestre em Estatística pela Federal do Rio de Janeiro e em Administração pela Universidade de Brasília, onde concluiu o doutorado em Desenvolvimento Sustentável, o professor Geraldo Almeida ressaltou quatro desafios que considera fundamentais para a sociedade ao longo do atual século. Em primeiro lugar, a velocidade transformadora das novas tecnologias; depois, a questão da crise econômica mundial; a terceira variável foram os desafios da globalização; e por último, a nova demografia.  Ele afirmou que a “casa passa a ser o melhor lugar pra nós fazermos compras. Principalmente, nas grandes cidades que são alvo de violência, da insegurança, da falta de espaço para estacionamento, que farão as pessoas preferirem evitar sair de casa e fazer compras pela Internet. Os shoppings e os centros comerciais precisam repensar como devem realizar esse relacionamento de seus clientes dentro do contato de venda.

Profissional Moderno – o Doutor Sardinha Almeida também explicou que o profissional moderno precisa ter formação continuada, capacidade inovadora, espírito empreendedor, visão e planejamento. “Inovação não é simplesmente inventar, é mais que inventar. Inovação é descobrir algo que já existe e não é utilizado de forma a aproveitar uma oportunidade de mercado.”. Para ele, não basta criar novos produtos, tem que comprar novas necessidades. Só inovar não é necessário, é preciso realizar, empreender. E finalizou dizendo que “não existe nada mais poderoso do que uma visão de futuro bem construída, porque assim você terá um norteador, um direcionador. As suas decisões do dia a dia passam a ser mais fáceis de serem tomadas quando você tem um norte, quando você tem uma visão.”.